Ana Isabel da Costa e Silva (Oliveira de Azeméis, 1974) é arquitecta, licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, mestre em ‘Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano’ pelas Faculdades de Arquitectura e de Engenharia da Universidade do Porto, com a dissertação intitulada ‘Estrada Nacional EN1: Rua da Cidade Alargada’, sob orientação do Professor Manuel Fernandes de Sá; doutorada em Arquitectura (PDA-FAUP, 2014) com a tese intitulada ‘A madeira na Arquitectura: práticas construtivas entre finais de oitocentos e final do século XX’, sob orientação do Professor Doutor Arquitecto Luís Soares Carneiro.
Inicia o curso de arquitetura no ano letivo 1992/1993. Entre Setembro de 1996 a Setembro de 1997, realizou o Estágio Curricular no Atelier de António Madureira, no qual trabalhou em projetos cuja autoria era exclusiva de António Madureira, como, por exemplo, a Casa em Valongo e em outros projetos da autoria de Álvaro Siza em coautoria com António Madureira, como o Edifício Avis, na Boavista. No ano seguinte, encerra o último ano de licenciatura em Arquitetura na Universidade IUAV, em Veneza, Itália, no âmbito do Programa Erasmus.
Em 1998, após terminar o curso, é selecionada para monitora de Projeto III, do curso de licenciatura em Arquitectura da FAUP. Em 2001, candidata-se ao concurso para Assistente da FAUP e, desde aí, é docente na área das Tecnologias da Construção, na mesma instituição.
Desde 2009, integra o grupo de investigação ‘Atlas da Casa’ do ‘Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo’ (CEAU-FAUP).
É cofundadora, com Carlos Teixeira, desde 1997, da empresa AS&T, Lda., na qual é responsável pela autoria de projetos de arquitetura, designada aste arquitectura.